Pele atópica

Definição: A dermatite atópica, também designada por eczema atópico, é uma inflamação crónica da pele, que tipicamente ocorre na infância. Tem períodos de ida e volta.



Aparece mais antes dos 5 anos, nos dois sexos igualmente. E tem uma distribuição universal. A causa mais conhecida de ser ter pele atópica é a hereditariedade. A dermatite atópica geralmente ocorre em crianças que têm doenças alérgicas, como asma e alergias...


Os seus sintomas são as manifestações cutâneas e comichão.
















Recomendações:

  • - Cuidado com as peles secas.


  • - As unhas devem estar sempre bem cortadas e limpas para evitar as infecções microbianas secundárias ao acto de coçar. O uso de luvas de algodão à noite pode estar recomendado.

- O suor é um factor de agravamento bem conhecido, por esta razão é recomendável tomar banho após a prática de desporto

- As roupas que contactam directamente com a pele, incluindo os lençóis, devem ser de fibras naturais (algodão). É recomendável que as roupas lavadas sejam bem enxaguadas de modo a remover restos de detergente, que frequentemente agravam a doença.

- O calçado deve ser de couro e as meias de algodão (evitando o nylon ou a licra) de modo a permitir um bom arejamento

- O excesso de calor e as mudanças bruscas de temperatura podem ser factores de agravamento na dermatite atópica e devem ser evitadas. Por isso os quartos devem ser bem arejados e os aquecedores evitados. Deve-se evitar o uso excessivo de cobertores na cama para evitar a transpiração.

- Os ácaros que andam nos tapetes, alcatifas são bastante prejudiciais.