Vias respiratórias: fossas nasais, faringe, laringe, traqueia, brônquios, bronquíolos e alvéolos pulmonares.


Pulmões: direito e esquerdo, o primeiro é constituído por 3 lóbulos e o esquerdo por 2 lóbulos.


Órgãos que auxiliam os movimentos respiratórios: diafragma, músculos intercostais e costelas.


Fossas nasais- são 2 orifícios que se localizam desde a base do nariz (narinas) até à faringe e estão revestidas por uma mucosa que contém pêlos.


Faringe- orifício que faz a transição entre o aparelho respiratório e o digestivo através da epiglote.


Laringe- órgão que se localiza entre a faringe e a traqueia. Contém as cordas vocais, que são duas pregas (fibras elásticas) que vibram com a passagem do ar originado o som.


Traqueia- é um tubo com cerca de 10 a 12cm de comprimento por 1,5cm de diâmetro e que se localiza na parte central da cavidade torácica e anterior ao esófago.
O tubo interiormente é constituído por tecido muscular, tecido este, revestido por cílios e exteriormente por anéis cartilagíneos.


Brônquios- a traqueia bifurca-se em dois tubos menores, os brônquios, que levam o ar aos pulmões. Os brônquios, tal como a Traqueia, são revestidos por tecido muscular ciliado e por anéis cartilagíneos.


Bronquíolos- são ramificações dos brônquios dentro dos pulmões. cada bronquíolo termina num alvéolo pulmonar.


Alvéolos pulmonares: são pequenos sacos constituídos por apenas uma camada de células para permitir a Hematose Pulmonar.


Pulmões
Os pulmões são dois sacos esponjosos revestidos por uma dupla membrana a pleura. O pulmão direito é ligeiramente maior e dividido em três lóbulos. O pulmão esquerdo está dividido em dois lóbulos.


Movimentos respiratórios: Inspiração e Expiração
Na inspiração o ar entra pelas fossas nasais, onde é aquecido e filtrado, passa pela faringe, laringe, traqueia, brônquios, bronquíolos e alvéolos pulmonares. Dá-se a hematose pulmonar (troca de Co2 por O2 através da difusão).
Na expiração o ar carregado de CO2 dos alvéolos pulmonares sai para o exterior pelos bronquíolos, brônquios, traqueia, laringe, faringe, fossas nasais ou pela boca.


DIFUSÃO: Os gases passam de zonas de maior concentração para zonas de menor concentração.